quinta-feira, 30 de setembro de 2010

medo

Já muitas mamãs manifestaram a sua preocupação, eu não podia deixar de o fazer também. Hoje, para mim,  é um dia muito negro. Sinceramente, não gostava nada que o meu filho vivesse num Pais assim. Tenho medo, medo de um dia não conseguir sustentar a minha "pequena família".

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Visita à Pediatra

Ontem foi dia de Pediatra. Resolvemos antecipar a consulta dos 18 meses do Pipoca por causa das "tosses" do rapaz que nunca mais passavam.

Quanto às tosses, viemos medicados, quanto à possibilidade de eventuais alergias, é cedo para testes e análises, de acordo com a Pediatra todos os testes que se fazem nesta idade podem dar falso positivos ou negativos, por isso há que esperar até aos 3 anos para os fazer, até lá é "rezar" para que aquilo que ela lhe receitou faça efeito.

Quanto ao resto, "O menino está óptimo", diz a Dra., continua a tendência para vir a ser um pipoca-gingantão pois actualmente, com 17 meses, mede 90 cm. Quanto ao peso não é proporcional, pesa 12,800 kg mas está nos padrões normais. 

Já não é nada fácil levar o Pipoca ao médico, aguentá-lo o tempo necessário para a consulta e ouvir as recomendações da pediatra. Não para quieto, não se quer deitar, não se quer despir, não se quer levantar, mexe em tudo... ontem até os cortinados da Dra serviram para fazer o "cu-cu"!!! É um verdadeiro furacão este pipoca.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Espécie rara

Pronto, acabou-se a liberdade de expressão lá por casa! O pipoca repete grande parte do que dizemos. Para além das palavras começou também a repetir os gestos que acha engraçado, o que o transforma numa espécie rara de papagaio-macaco-de- imitação.
Está tão giro!!!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A chegada do Outono à nossa casa

Costumo guardar o fim do Verão, inicio do Outono para fazer limpezas mais profundas lá em casa, primeiro porque já não me apetece ir para a praia e segundo porque já não está aquele calor que nos obriga a fazer limpezas de roupa interior.
Este fim-de-semana foi de limpezas Grandes para a mamã que andou entretida (que é como quem diz a esfolar-se) a lavar paredes e tapetes, e de passeio para o Pipoca que passou o mesmo fim-de-semana com o pai e avós paternos, uma rotina quem em principio foi tão pouco normal mas que agora é cada vez mais a rotina normal das nossa vidas.

O pipoca chegou feliz e a mamã mais feliz ficou, sem birras, matámos as saudades, minhas e dos avós maternos que também aguardavam por ele. Uma família diferente mas igualmente feliz.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Parabéns Tio

Faz hoje 18 anos que nasceu aquele que hoje é o "tio querido" do pipoca, o meu irmão. Recordo-me do dia em que os meus pais nos chamaram ao quarto e nos deram a noticia com lágrimas nos olhos. Lembro-me de ouvir dizer que ia ter um irmão e ficar sem saber se havia de rir ou chorar, tinha na altura 17 anos, a minha mãe 38.

Teve um nascer atribulado, este meu irmão, às vezes nesta correia que é a vida, nem nos lembramos que podia não estar hoje aqui, podia não ter tido a sorte de ter uma excelente equipa da M.A.C a salvar-lhe a vida. O meu irmão funcionou como uma espécie de estágio pré-mãe pois era comum tomar conta dele.

Passados 18 anos, recordo-me de na altura com 17, tentar imaginar como seria a minha vida quando o meu irmão atingi-se a maioridade, e heis que cá estamos!  É engraçado que me imaginava mais "cota" do que sou. 

O Tio do Pipoca está de Parabéns! E logo à festa, pois claro que há!

Parabéns TIO

Bandeira Branca

E depois há alturas em que nos rendemos, quando nos aplicam golpes destes assim:

Estamos em cima da hora para sair de casa e O Furacão Pipoca continua a fazer voar tudo o que lhe aparece à frente, chegado à cozinha decide atirar os panos que estavam delicadamente pendurados, para o chão, desesperada por sair de casa a horas, para não chegar atrasada mais do que a meia-hora habitual, digo-lhe:

mamã - O pá! não mexas nisso, fogo.........
pipoca - Oh pá!... fogo...

Claro que me desatei a rir e ele repetiu vezes sem conta: fogo, fogo, fogo...

Pipoca termina este round claramente em vantagem, desarmou completamente a mamã.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Respira fundo mamã, respira fundo.

Pipoca continua a desafiar a mamã. A mamã continua a não ceder às birras do Pipoca. Pipoca numa tentativa desesperada de recuperar os desafios perdidos, antes de ir para cama consegue "mandar ao ar" a taça com a ração do gato, espalhando dezenas de bolinhas pelo chão. Resultado da ronda final, um palmada no rabo para o pipoca e um pilha de nervos para a mamã. 

Pela noite a dentro seguiu-se uma concerto em dó maior ao som de uma tosse constante que não deixou dormir nem a mamã, nem o pipoca. 

Vou ali respirar fundo 1000 vezes e já venho.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

É feitiosinho danado...

Esta coisa dos bonequinhos com a comida tem piada, até acredito que funcione, mas é preciso tempo e eu tenho pouco, muito pouco. 
Acho que os nosso filhotes devem ter organizado o movimento-contra-a-hora-da-comida. Ontem só consegui que o Pipoca comesse duas "xaxinhas" ao jantar. Não foi lá com cantigas, histórias ou palhaçadas, como costumo convencê-lo. Estava cá com um feitiosinho, credo! queria definitivamente medir forças com a mamã, estava numa de tentar fazer tudo aquilo que sabe que não o deixo fazer, resultado, birras, mais birras... daquelas feias!! E eu a encher-me de paciência e mais paciência, e tive-a, até no momento em que mandou uma taça de vidro para o chão e a partiu. Por mais que custe ouvi-lo gritar, espernear, ontem não cedi um milímetro. 
Ai jesus! se isto agora é assim, imagino a adolescência, não, não quero imaginar.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Inspirações para comer a papinha

Mami uma dica para ti aqui no Peixinhos no Sotão  (um blogue com muito boas ideias para crianças) que foi inspirada aqui. Confesso que é preciso ter tempo e paciência, mas em desespero de causa pode ser uma solução.

Dá vontade de comer, não dá?



Sábado fui à natação com o bebecas, o pai não podia, fui eu.  Uma hora de caminho para meia-hora de natação. E quem diz meia-hora, diz quinze minutos de natação porque o pipoca dentro de água, desta vez embirrou que só queria o "xão","xão", "xão". 
Irra!! quando mete uma coisa na cabeça,  ninguém lha tira! É tão teimoso. Valeu-nos o passeio.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

susto

Hoje quando acedi ao blogue assustei-me! Então não é que tinha uma coisa qualquer espiritual a abrir por cima da minha página...acho que já consegui livrar-me daquilo, era o que faltava, eu que nem tenho a opção da publicidade activa.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pipoca a "papaguear"


video
A titi a puxar por ele ainda nas férias! Adoro quando diz  "safo" (sapo)

I will survive



Se a minha vida fosse um filme, a banda sonora, era por certo o refrão desta música. Enjoy it.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O quê?!!!!

Hoje de manhã estava eu na cozinha quando oiço uns passinhos a aproximarem-se, o pipoca pára à porta, todo estremunhado porque acabara de acordar, com o comando de televisão na mão diz Mamã, não, diz "O pannnndaaaaa" e aponta para sala.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A saga continua

Cá por casa continua a saga do Panda. Vai no carro, pede o Panda, chega à casa vai directo à sala, quer ver o Panda, não quer ir dormir, quer ver o Panda. Acorda e em vez de chamar a mamã, chama o Panda. Terão os DVDs efeitos hipnóticos?!

P.S.Parece que a tosse começa a dar tréguas, espero mesmo que sim.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Ai a minha vida!

E ontem no caminho para casa o pipoca vomitou duas vezes por causa da tosse. Estou a ver que esta semana promete, ele anda tão rabugento e eu tão cansada. Faz hoje duas semanas que vim trabalhar e já estou a precisar outra vez de férias.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A primeira festa de aniversário de um amiguinho

Fomos à primeira festa de aniversário de um amiguinho do pipoca (na realidade eu é que sou amiga da mamã dele), a primeira de um menino mais ou menos da idade dele. Quando vou a estes encontros sociais fico sempre com algum receio do comportamento do pipoca mas portou-se muito bem o que me deixou muito feliz. 

Gosto tanto de ver o meu filhote a brincar com as outras crianças, coisas de mãe. 

A má noticia é que quando me preparava para fazer a respectiva reportagem fotográfica a máquina pifou... o que vale é que havia máquinas com fartura e pedi à minha amiga que me enviasse as fotos que tirámos juntos, mas não é a mesma coisa, eu queria a minha máquina. O que vale é que tenho a minha velhota lá em casa, gosto tanto de andar a fazer de paparazzi do meu filhote!

P.S. Trouxemos o primeiro saquinho de lembrança de Aniversário, daqueles cheios de guloseimas, uma tentação, para a mamã é claro!

Ela voltou

Há uma semana que andava a prometer, pingo no nariz, febres baixinhas à noite e eu a rezar a todos os santinhos para que não, que a chata da "tosse" não voltasse, mas os santinhos não me ligaram nenhuma e ela aí está. E tosse que é tosse quando é que chateia? à noite. Resultado, juntando todos os minutos devemos ter dormido umas poucas horas. Lá vamos nós voltar ao anti-histamínico, voltar a ligar a máquina, passar as noites em alerta máximo com receio da falta de ar. Espero que passe rápido, eu ODEIO tosse.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A nova paixão

O Pipoca tem uma nova paixão televisiva, quer ver o Panda a toda a hora. O problema é que o Panda não dá a toda hora, aliás o Panda quase que só aparece nos intervalos, resultado quando acabam os intervalos, o pipoca chora, quer o Panda. Lá tenho eu que investir no DVD. Vendo bem, pode não ser assim tão mau,  já não podia com a Galinha Pintadinha!


Nunca fui muito a favor de "alimentar" esta indústria que se dedica à bonecada infantil, os preços praticados por estas "marcas" são um abuso e quanto a mim uma exploração mas o que é certo é que os miúdos gostam, o meu filhote que nem liga muito à T.V. de um dia para o outro começou a chamar pelo Panda. Fazer o quê? Tenho que me render.
Tcham, Tacham, Tcham...

O Pipoca já sabe dar a  fungadela  para se assoar. Adeus "chupador de ranhoca", belhec!!! Não usámos aquilo muitas vezes porque o pipoca detestava. Não parece nada de especial mas as mamãs dos bebecas pequenos sabem os problemas que a "ranhoca" dá quando não consegue sair, por isso aqui para a mamã é menos uma preocupação e pois claro motivo de celebração.

O pipoca adormeceu a mamã

Ontem o meu filho "adormeceu-me". 
Quando o fui deitar, deitei-me também um bocadinho na minha cama ao lado da cama dele,  assim fui embalada pelas festinhas na cara que aquela mãozinha maravilhosa me deu, festinhas de anjo, do meu anjo. (o pior for ter que me voltar a levantar para arrumar o "rasto" de desarrumação que costuma deixar antes de se deitar e tratar também das minhas coisas, soube tão mal)


quarta-feira, 8 de setembro de 2010

xaxixas

O meu filho só quer comer "xaxixas" (salsichas)!!!
Ontem ao jantar queria "xaxixas", hoje ao pequeno-almoço, xaxixas, onde já se viu comer xaxixas às 8:00h da manhã!!!

E adora esparguete, ele e a mesa, o chão, a roupa, os ouvidos, o cabelo, as mãos.... os pés... 
tudo "come" esparguete!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Tamanho 23

23 é o tamanho dos sapatos que comprei para o pipoca este fim-de-semana. A continuar assim, tenho quase a certeza que um dia conseguirá dormir de pé.

E hoje faz 17 meses que o meu piolho-eléctrico-descarado nasceu, precisamente numa segunda-feira. Estamos quase a atingir o "ano e meio" e o pipoca parece um papagaio, repete quase tudo o que dizemos, já diz tantas palavras. Agora chama-me, diz (grita) "mamã" e depois ou faz uma gracinha ou aponta para o que quer. Nunca nada me deu tanto trabalho para valer tanto e mais que a pena.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

No bom caminho

Vocês não vão acreditar, porque eu também não queria crer nas horas que mostrava o telemóvel quando acordei. Deitei o Sr. Pipoca às 21:30h, adormeceu passados uns 5 minutitos, virei-o para o lado certo da cama por voltas das 23:00h porque para não variar adormeceu ao contrário, só voltou a mexer-se perto das 6:30h, hora que costumo levantar-me, dei-lhe um biberãozinho de leite e tive que o acordar às 8:00h da manhã!

Em quase 17 meses de existência foi a primeira noite que dormiu tantas horas seguidas, espero que seja um verdadeiro sinal de mudança pois tenho reparado que de há um mês para cá tem o sono mais pesado. 
Eu bem disse, um dia chegamos lá... às noites finalmente bem dormidas.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

As aventuras nas férias II - Encerra o capitulo, para o ano há mais!

Para finalizar o capitulo das férias que o trabalho de 3 dias já conseguiu que ficassem mais longe, aqui ficam os "recuerdos" da nossa estadia naquela que consideramos a "nossa" praia, a nossa praia porquê? Curiosamente os meus avós faziam férias nesta praia, os meus pais conheceram-se lá, eu fui feita lá e por coincidência o pipoca também... portanto tem o merecido estatuto de a "nossa praia", é a praia da Areia Branca, um pouco mais "humanizada", predominantemente familiar, mas igualmente bela.

Pipoca a fazer prova de degustação

Aguinha salgada, tão bom!

Sempre a "lálá" pois embirra em não dizer bola.

"lalás" de todos os tamanhos e feitios

a gritar "golho" (golo)

 no final das férias ficou com medo das ondas.Quem é que os entende? 
Quando fomos a primeira vez ao banho, entrava pelas mar a dentro e não queria parar, agora fugia das ondas a sete pés...
a fazer um "buaco" 

reparem no penteado à "punk" feito pela avó

Como já disse foram boas as nossas férias, estava à espera de um bebé demasiado irrequieto, birrento e  impaciente, mas fui surpreendida com um bebé irrequieto, sim, mas que se entretinha bastante, até sozinho, e bem disposto, umas birritas de afirmação porque começa a ter a mania que já é gente, mas nada que não se controlasse..

Enfim, acho que dei mais um passo para me sentir realizada como mãe.

Queixinhas

Uma interrupção nas aventuras das férias apenas para comunicar que acho que o meu filhote fez-me a sua primeira "queixinha".

Ontem enquanto o pipoca se escapulia para as escadas, a minha irmã (a titi) que estava próxima repreendeu-o, levantou um bocadinho a voz e ralhou com ele.

O pipoca olha para mim, faz beicinho, desata num pranto, aponta o dedo para a minha irmã e diz "a titi" como se me estivesse a informar que estava naquele estado por causa da "titi".

Aqui fica o registo, acho que foi a sua primeira "queixinha". 

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

As nossas aventuras nas férias - Parte I

Aljezur fica a muitos, muitos kms da nossa casinha, mas as praias desta zona há anos que me fascinam, é das poucas zonas do Algarve onde a natureza resiste, onde se atravessam montes e vales e encontramos praias em que o rio desagua no mar, adoro o cheiro característico a campo e os areais a perder de vista da Amoreira e Montes Clérigos
.
Há 3 praias fantásticas, a praia da Amoreira, a praia Montes Clérigos (a mais acessível e por essa razão a que frequentámos) e a praia da Arrifana que é uma das mais bonitas que já vi, uma baía perfeita, mas pequenina, pequena demais para a fama que tem e para a quantidade enorme de pessoas que se querem lá enfiar em Agosto. Fiz questão de a mostrar ao pipoca mas não tinha a máquina fotográfica gostaria de ter ficado com o registo porque é sem dúvida uma das minhas preferidas, ficará para a próxima porque arranjar lugar para o carro já foi uma sorte.

Este era um dos muitos sítios que sonhava levar o meu filhote, consegui mais cedo do que esperava e graças a minha AMIGA P., por isso e muito mais, OBRIGADA AMIGA.

um rio só para o pipoca


do rio nasce a piscina

a liberdade para muitas brincadeiras na areia

 elegeu a M como a sua grande amiga, não a largava, coitadinha...

como estou crescido...onde está o bebé?

Oh! para mim deitadinho na toalha. Estou, não estou? Deitado é que nem pensar.

beijinhos grandes para a linda futura mamã


Amanhã há mais porque do sul viajamos para norte, fomos para a "nossa" praia um bocadinho mais ao centro e a oeste.