sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O porquê da minha incompatibilidade com documentos oficiais

Hoje fui renovar a Carta de Condução. Assim que me sentei comecei a sentir o efeito do verdadeiro SIMPLEX.

A senhora pede-me os códigos do cartão único. (Nem me lembrava que o C.U. tinha códigos)
Eu - Quais códigos?
Senhora - Os que enviaram para casa para levantar o Cartão Único.
Eu - Ah! mas eu não aderi à assinatura digital. E disseram-me que os códigos só eram necessários caso aderisse.
Senhora - Não, sem os códigos não pode tratar disto.
Ok, tirei os papeis todos da carteira, lembrava-me lá eu onde tinha aquilo, até pensei que estivesse em casa, mas como guardo tudo, resolvi procurar. Encontrei um papel com ar de talão de encomenda da La Redoute, e achei que não era, mas era. (Afinal dá jeito guardar a papelada toda, agradeci inconscientemente por ser mulher).
Comecei a preencher o impresso. Acabei.
Senhora - Ah, tem que preencher outra vez, preencheu a azul e tem de ser a preto (podia ter visto antes de ter preenchido aquilo tudo)
Preenchi tudo outra vez. Sempre escrevi os N.ºs dos dos documentos da direita para a esquerda, errado.  Mais uma vez, só depois de ter preenchido tudo é que a senhora me informou que era ao contrário.
Entretanto já sorria com alguma dificuldade para senhora que estava à minha frente que era incompetente mas, coitada, simpática.
Preenchi novo documento. E adivinhem? Finalmente acertei. Entrego a fotografia.
Senhora -Ah esta não dá é pequena tem que ser exactamente do tamanho do espaço do impresso.
Aqui, passei-me e fiz uma série de desabafos contra o "sistema" que não valeram de nada, pois claro. A senhora  continuo a sorrir para mim e dar-me razão, assim como se faz aos malucos.
Fui a correr tirar fotos. Ficaram bem, tenho sorte o meu pai é fotografo e ainda recorreu ao photoshop para me disfarçar as olheiras.
Entreguei a foto. Paguei 24,00€, sim 24,00€, porque a minha carta de condução ainda era daquelas cor-de-rosa. (Longe vão os tempos em que os documentos custavam uns poucos escudos)
Recebi uma guia com a validade de 60 dias mas a senhora avisou-me que as cartas podiam demorar meio ano a chegar e que era preciso voltar a carimbar caso passassem.

O que vos parece? Simples. Acho que este é que é o famoso SIMPLEX.

P.S. Esqueci-me de referir que já tinha tentado renovar a carta várias vezes mas que esbarrava sempre no "sem sistema", o que fez com que afinal no meio disto tudo, hoje tenha tido sorte.

6 comentários:

  1. Ena pá, realmente, este é o País em que vivemos! Agora que faláste nos códigos, não faço a minima ideia onde meti os meu! Tb tenho a carta cor-de-rosa...renovaste porquê?

    ResponderEliminar
  2. diz-m só uma coisa, e quem n sabe onde guardou (ou talvez tenha deitado fora) os tais códigos do C.U.?

    ResponderEliminar
  3. é q a minha carta tambem é das cor de rosas mas N TENCIONO MUDAR pq da mt trabalho. ou é obrigatorio?

    ResponderEliminar
  4. Eu alterei a carta porque a minha morada do seguro não correspondia à morada de casa e têm de ser iguais, ou seja, quando mudei de casa há 3 anos não fiz logo a alteração e como dá multa resolvi tratar do assunto.
    Quanto aos códigos a Sra. disse-me que obrigavam a tirar o C.U. novamente, resumindo, obrigam-te a "desembolsar novamente"...serve para "gerar receita" eh eh eh, espero que os encontres!

    ResponderEliminar
  5. filhos de uma gdessissima piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderEliminar
  6. na altura também fiquei com a sensação e acho que a Sra. disse mesmo que os códigos só eram precisos se aderíssemos à assinatura digital, como era mais não sei quantos e não achei grande utilidade naquilo, não aderi e não liguei...mas parece que entretanto te exigem os tais códigos para renovares documentos. A outra "boa noticia" é que o C.U. está mais caro...é melhor procurares bem!!Eh Eh Eh

    ResponderEliminar