sábado, 14 de maio de 2011

Contra o tempo

No inicio desta semana fui com o pipoca visitar o avô Dálio, o meu pai. O nosso local de trabalho é próximo, o pipoca adora-o e como já fixou o caminho pede muitas vezes para o irmos visitar. Não sei o que me deu mas nesta última visita olhei para o meu pai como se não fosse o meu pai, como se não estivesse habituada a cada ruga ou expressão do seu olhar e achei-o velho. Olhei para ele e o meu coração apertou, de repente lembrei-me que se o tempo está a passar para o meu filhote que cresce vertiginosamente, também está a passar para o meu pai, para os meus pais, ocorreu-me também que levamos uma vida um bocadinho estúpida, vida em que não temos tempo para nada nem ninguém, corremos, vivemos acelerados, queremos atingir algo que não sabemos bem o quê mas que nos retira o tempo para o que é essencial, para alimentar as relações entre as pessoas, para "viver" com as pessoas que amamos, família, colegas e amigos. Não sei onde nos leva esta velocidade, mas desconfio que não nos torna  mais felizes. 

5 comentários:

  1. Eu tenho a certeza de que não nos torna felizes. Foi por causa dessas e de outras que comecei a tentar sair sempre a horas do meu local de trabalho.

    Infelizmente o nosso país não é tipo a Suécia (lembrei-me deste), que tem tudo organizado de modo a permitir o equilíbrio entre a família e o trabalho.

    Sinceramente, cada vez penso que é melhor ter menos e gozar o que temos (inclusive estar mais presentes na vida dos que amamos), do que viver infeliz e não poder gozar mil e uma coisa que compramos.

    (Acho que tocaste o dedo na ferida de muita gente).

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Os teus postes ultimamente fazem-me pensar...ou andamos as duas com pensamentos muito parecidos...

    No sabado foi almoçar a caso dos meus pais...eles vao embora para Portugal esta semana, so voltam daqui a 3 meses, para vir buscar as coisas que ainda ca ficam, depois vao de vez...
    Estava a olhar para eles, e a pensar...como vai ser se os vir so uma vez por ano (ja ando com vontade de chorar...uma matolona de 31 anos!!!heheheh)
    Como os vou encontrar...como vou reagir...ano apos ano...
    minto se nao disser que o meu coraçao anda encolhidinho!!

    beijinhos grandes!!

    Como te compreendo!!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Mafalda e Kris...Um beijo grande para vocês!!!

    ResponderEliminar
  4. Mamã, que grande post. Até engoli em seco. Não que nunca tenha pensado nisso, mas ver assim as ideias que tantas vezes me assolam por escrito... bateu. Obrigada por isso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar