sexta-feira, 18 de junho de 2010

A conversar é que a "gente" se entende!

Andava preocupada com o comportamento do Pipoca nas despedidas do pai, quase sempre acabavam em choradeira e a dizer assim "papá" a arrasar-me o coração e a deixar-me sem saber bem o que fazer... falei com alguém que passou, infelizmente, por uma situação muito idêntica à minha e que me aconselhou a explicar-lhe...Por momentos pensei que o meu filho só tem 14 meses, ainda agora está a dizer as primeiras palavras, explicar-lhe, será que entende?!...

Mas assim fiz, e é como tem sido, agora sempre que o pai vai embora eu explico ao pipoquita que o pai vai para a casa dele e que nós ficamos na nossa casa e em vez de lhe ir dar banho porque esta na hora... levo-o para o quarto e estamos um bom bocado na brincadeira, e, sabem que mais?! agora já não o sinto tão angustiado na hora da despedida, se chora é pouquito, fá-lo tanto como com qualquer pessoa que vá lá a casa, brinque com ele e se vá embora, claro que ele quer ir atrás porque é um galdério e gosta de rua!

Por isso, não sendo especialista na matéria, mas por andar a aprender com algumas pequenas experiências que esta vida me dá, acho que vale mesmo a pena começarmos a conversar com os nosso filhos desde cedo, explicar-lhes o porquê das coisas, pois a mim parece-me que eles entendem muito melhor do que imaginamos!!!

12 comentários:

  1. Eu tambem sou da opiniao de que se deve, desdo cedo, explicar a razao das "coisas" acontecerem!!
    Ate podem nao perceber á primeira, mas com o tempo perceberao!¨
    Isto è, se nao forem "tortos" como a minha piolha...Esta miuda da cabo de mim!!!
    Beijos grandes!!

    ResponderEliminar
  2. Eu faço isso há já algum tempo com a princesa. Até porque quando pusemos em pratica o metodo Estivil, temos de explicar a criança que a partir daquel momento vai passar a adormecer sozinha.
    A partir dessa altura que sempre que é necessário explico com calma, com palavras simples as coisas à minha filhota.

    os nossos filhotes entendem muita coisa, a nos é que nos custa pensar que ele já são crescidinhos para entender.

    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  3. Oh Kristianna olha que o meu também não é lá muito direito..eh eh eh mas cá vou tentando endireitá-lo. Há situações complicadas que não sabemos gerir e que às vezes com respostas simples resolvemos o problema...e com a explicação a ansiedade deles vai-se!

    ResponderEliminar
  4. S. eu tenho experimentado explicar ao pipoca quando ralho com ele porque é que ele não pode fazer aquilo, não sei se entende se não entende o que é certo é que se disser só "não faz" ele não me liga, se seu disser não faz porque....a olhar nos olhos dele (li algures que devia fazer assim) a coisa não é perfeita mas parece funcionar melhor...

    ResponderEliminar
  5. como eu entendi bem esse teu post...
    as minhas ninas tb eram pequenas quando me separei do pai delas a mais nova ia fazer 2 anos...e como fizes te e bem o dialgo ajudou e ajuda muito mesmo que as perguntas sejam sempre as mesmas e as respostas tb...
    o parvalhão de vez em quando ainda as "pica"que a mãe deixou o pai poeque ele estava doente...mas felizmente elas já entendem e sabem (a + velha já lhe contei, a + nova n) que não é verdade
    mas que fazer !?
    felizmente só as vê não as leva!
    jitos para voces

    ResponderEliminar
  6. Carmo, ando às apalpadelas, como se costuma dizer, ando a fazer o que acho ser o melhor para controlar esta situação...
    Obrigada

    ResponderEliminar
  7. ola miga pois e tens toda a razao no que escreveste, ca em casa tambem tento fazer o mesmo, com o miguel começa ser mais facil vai fazer 6 anos e ja entende bem as coisas, o martim esse e um teimoso e acha piada quando ralho com ele ou falo com ele, ha ter paciencia e continuar sempre fazer o mesmo, um dia mais tarde iremos ver o fruto do nosso trabalho enquanto maes,...

    ResponderEliminar
  8. Eu espero bem que sim Dade... dá cá uma trabalheira!

    ResponderEliminar
  9. Por acaso tenho habito de explicar as coisas à Sofia até porque quando ela era mais pequena o pai estava em Lisboa a trabalhar e eu dizia-lhe o porque, nunca tive problemas em relação isso. Mas imagino o que te custava ver o Pipoca assim, e fico feliz por já estar melhor agora, mas é mesmo assim vamos aprendendo com eles e com outros estas pequenas coisas.
    Beijokas grandes

    ResponderEliminar
  10. é sempre bom dialogar com eles,e por vezes pensamos que ele são tao pequeninos(na realidade são) mas percebme mais do que imaginamos ;)
    beijinhos & miminhos

    ResponderEliminar
  11. Olá,
    Só para dizer que passei por isso recentemente, quando me separei a minha filha tinha um ano e passou pela fase em que chorava sempre que deixava o pai e no meio da birra dizia que queria o pai, e como calculas chorava eu por outro lado. Primeiro porque não gostava que ela sofresse depois porque me questionava se ela gostava de estar comigo. Foi duro muito duro, mas conclui que esse estado derivava do pouco tempo que ela estava com o pai, pois uma das vezes que foi por 4 dias ( mais tempo do que o normal)notei que ela tinha saudades minhas e já não chorou para vir pelo contrario deu-me muitos miminhos ... e isso deixou-me aliviada.
    Acima de tudo força porque estas situações vão acontecer...
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Mami e Ana ainda bem que concordamos às vezes nõ sei o que fazer mas quando vejo que há mais pessoas a pensarem como eu isso descansa-me, obrigada!
    Marina, muito muito obrigada por apareceres...e falares-me do teu exemplo não sei se voltarás ao meu blogue mas gostava muito de trocar mais umas experiências contigo!
    Beijinhos grandes para todas

    ResponderEliminar