quarta-feira, 30 de junho de 2010

está visto que o pipoca não gosta de despedidas

Já aqui tinha demonstrado a minha preocupação pelo facto do meu pipoquita chamar pelo papá e ele não estar. Em famílias que o pai não "bazou"  pode ser o mais normal do mundo, pode-se sempre dizer que o "papá está a trabalhar", "que o papá foi às compras", que o "papá vem já!"... cá em casa o processo é mais difícil mas vai resultando a pouco e pouco com um "o papá está em casa dele" e "nós na nossa", também podia inventar, é certo... mas por mais que me custe recuso-me a criar falsas expectativas no meu filhote.

E não invento porquê? porque a pouco e pouco o meu filhote começa a fazer birrinha sempre que alguém de quem gosta vai embora, ou é o "tio" , ou a "titi" ou a "vó" ou o "avó" (palavras ditas pelo pipoquita, excepto avô que é representado pelo gesto dos dedos na boca em jeito de assobio que o avô faz )

e até o "miau"... cada vez que abro a porta ao gato é uma choradeira, portanto, posso parecer meio tresloucada mas a verdade é que fico muito mais descansada pelo facto dele não chorar só quando lhe falta o pai, desaperta-me assim mais o coração quando demonstra esse sentimento pelas várias pessoas da família (gato incluído), acreditem o meu coração assim aperta muito menos.

Digam-me mamãs, os vossos filhotes  também ficam a chorar quando vêm alguém de que gostam ir embora?! 

9 comentários:

  1. É normal que ele chore, a minha fazia o mesmo quando alguém saia porta fora, era um berreiro que nem te passa! Eu acho que eles querem é brincadeira e sabem que quando as pessoas vão embora fica só a malta da casa como gostam de ser o centro das atenções nós não chegamos!!!
    Não te preocupes que isso com o tempo vai passando, é claro que ele vai sempre perguntar, pelo menos pelo pai mas acho deve ser normal e ainda bem que pergunta é sinal que também gosta dele e o vice versa!
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  2. Ai! Mami deixaste-me mesmo mais descansada, afinal é normal. E fico muito feliz que pai e filho gostem um do outro e se dêem bem, acredita que tenho "trabalhado" e engolido muitos sapinhos à mistura para isso.
    OBRIGADA MAMI

    ResponderEliminar
  3. olá linda
    sabes as minhas meninas quando me separei do pai delas tb foi complicado pois estavam a quase 200k dele e quando ele as vinha visitar na altura a + nova tinha 2 anos ela sentia se a mais velha já não...mas não chravam felizmente apesar de crescerem sem ele e nunca perderem o contacto dele elas conseguiram desde muito cedo assimilar a situação o pai lá a mãe cá...agora já não mas á uns tempos elas perguntavam me porque me tinha zangado com o pai delas (coisas dele) e ele sempre lhes disse a verdade sempre directa dentro do que poderia dezer consuante a compreenção delas
    hj felizmente n há sresses viem no e veem embora...vai chegar o dia que n vão querer ir as visitas pois é muito massador...para elas....
    deves sempre na minha openiao e experiencia dizer as verdades aos poucos ele crescerá e entenderá!
    bj grandes

    ResponderEliminar
  4. Ora sai daqui mais um GRANDE beijoca para a mamã Carmo. Obrigada por partilhares a tua experiência!

    ResponderEliminar
  5. O Afonso choraminga quase sempre que o pai sai paro o trabalho. Pelo que vejo dele e das minhas sobrinhas eles reclamam sempre quando alguém que lhes estava a dar atenção sai porta fora...

    ResponderEliminar
  6. Daniela começo mesmo a ficar mais descansada por ver que não é só o Afonso que tem dificuldades nas despedidas.Obrigada! Beijocas Grandes

    ResponderEliminar
  7. Há dias em que o Martim tb chora quando vou para o trabalho. É o pai que o leva de manhã. Na creche, se ele me vê e deixa de me ver por algum motivo, tb chora.
    Uns mimalhas amorosos, os nossos meninos!

    ResponderEliminar
  8. Olá,
    Já tinha em tempos partilhado contigo a situação semelhante que ainda hoje passo, no meu caso com a agravante de o tempo dispendido com o pai não ser um fim de semana mas sim, por vezes, só um dia, e claro a minha filhota quer mais. Não gosto porque (talvez por egoismo) penso que a minha filha devia gostar mais de mim (parvoices!!!), depois porque pura e simplesmente não a gosto de ver a chorar ( parte-me o coração). Mas honestamente iria custar-me muito mais ela ir a chorar para o pai e querer ficar comigo, acho que ai iria ficar mesmo de rastos e com montes de duvidas se ela estaria bem. E este facto supera o de ela querer o pai e deixa-me descansada...Acho que por vezes é a forma como encaramos a situação :) Força... (é o que digo a mim mesma lolll)

    ResponderEliminar
  9. Marina - pelos comentários que aqui vimos parece que os bebés não gostam muito de despedidas, se calhar no nosso caso ficamos mais preocupadas pois pensamos no impacto da separação nos nossos filhotes mas afinal parece ser um comportamento normal. Obrigada pela Força!..que retribuo com um grande beijinho!
    Com a Aline muito bem disse são uns "mimalhas amorosos" e lindos!!!

    ResponderEliminar