terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Talvez seja mesmo assim...

Este último pediatra do Afonso tem uma linha de pensamento muito semelhante a esta e por incrível que pareça, neste último ataque te tosse, limitei-me, por indicação do pediatra, a aspirar muito bem (muito bem mesmo) o pipoca e a fazer diversas lavagens com soro e a tosse passou, não sei quando vai voltar, porque  sei que vai voltar, mas confesso que começo a acreditar que é mesmo assim, e será até ganhar as "tais" defesas. Claro que é difícil não nos preocuparmos quando adoecem mas quando o diagnóstico não identifica nada de grave se calhar temos mesmo (de uma forma consciente) deixar que passe.
"É só isto. Andamos nós, médicos, a dizer isto uma e outra e tantas vezes como se fosse um mantra que não cumprimos: acima de tudo não causar dano. Desta premissa resulta, pelo menos para mim que: se a criança não precisa de um antibiótico então não o deve fazer, se não há vantagens em fazer aerossóis (senhores há estudos com mais de 15000 crianças que mostram que as máquinas de aerossóis não servem para porcaria nenhuma, apetecia-me dizer merda mamã, mas não disse…) então não os devemos fazer, se a ginástica respiratória tem indicações específicas devemos respeitá-las (aquilo dói que se farta minha gente, chega a traumatizar para sempre, arrisco), que se os xaropes para a tosse não aliviam nada então não devemos descurar que têm efeitos secundários e eu podia ir por aqui fora percorrendo um milhão de coisas inúteis que são feitas aos doentes mas não me apetece, estou fula. O bom médico não é o que dá uma solução para tudo. Será, talvez, o que admite que há coisas que não têm uma solução imediata. O tempo cura tudo, é comum dizer. Não sendo verdade, talvez seja um bom ponto de partida. Devemos ser cautelosos, criteriosos, cuidadosos e persistentes e quando não encontrarmos nada que tratar devemos engolir o orgulho ferido pela nossa impotência e recusar qualquer intervenção."

"Custa muito ficar a olhar para um miúdo que tosse 7 dias seguidos sem fazer nada. Pois custa. No entanto na maioria dos casos era o melhor que fazíamos."

MUXY-MUXY também aqui

4 comentários:

  1. Olha tb começo a acreditar nisso, de tal modo que tirando os basicos da asma já n lhe dou nada p tosse nem para o ranho...a menos que veja piurias significativas

    ResponderEliminar
  2. Pois Tânia, já somos duas. Caso a coisa agrave as medidas agravam-se também... mas caso seja esta tosse e nariz a pingar que o pipoca tem tido vamos curar assim, sem aditivos eh eh eh

    ResponderEliminar
  3. Sabes o pedi da Sofia nunca aconselhou o uso dos aerossóis, eu nunca apliquei nenhum à Sofia, ele só se preocupa se ao fim de 4, 5 dias a coisa estiver pior, ou se tiver febre. Fora isso a maior parte das vezes diz mesmo para não lhe dar nada que passa por si mesmo. A verdade é que por mais que custe ele tem tido razão.
    Custa mas passa.
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  4. Mami é a essa conclusão que estou a chegar..

    ResponderEliminar